2014/07/27

Conceito ORM

new Comment();

ORM - Object Relational Mapping

É uma forma automatizada e transparente de persistir objetos que pertecem a uma aplicação nas respectivas tabelas em um banco relacional. Podemos usar pra isso tecnologias como Hibernate, que descrevem como realizar esse mapeamento entre objeto e banco de dados.

A essência de trabalhar com ORM é realizar a transformação de dados de uma forma para outra de maneira reversível. Como todas decisões que temos que empregar no uso da arquitetura de um sistema, ao utilizar esta técnica de mapeamento traz comoconsequência uma possível queda de desempenho no aplicativo. Porém, o emprego da técnica traz mais benefícios que prejuízos. Dentre eles:
  • Uma API para realizar as operações CRUD básicas em objetos de classes persistentes. Isto quer dizer que para realizar as principais ações (Select, Insert, Update, etc...) não é preciso criar a típica:

    A API já faz isso pra gente !
  • Uma linguagem ou API para especificar consultas que se referem às classes ouàs propriedades das classes. Podemos realizar consultas mais específicas.
  • Podemos especificar o metadado de mapeamento de uma forma muito fácil, via anotações.
  • Verificações de leitura dos objetos transacionais (dirty checking) ou carregamento sob demanda (lazy association fetching.
Hibernate é uma aplicação do tipo ORM ! \o/

If You Enjoyed This, Take 5 Seconds To Share It

0 comentarios:

Postar um comentário