Hibernate
É uma ferramenta para realizar o mapeamento de objeto/relacional de forma completa e que contém todos os benefícios da tecnologia ORM. Existem outras como OpenJPA da Apache por exemplo, mas todas devem seguir a especificação JPA. Hibernate se divide em três softwares:
- Hibernate Core: Base do conjunto de soluções para persistência (API nativa). Tem uma linguagem própria estilo SQL denominado HQL e conta com interfaces para realização de consultas como Criteria.
- Hibernate Annotations: Tags que são chamadas de anotações. Segue o padrão JPA mas também implementam anotações próprias. Reduz o número de linhas consideravelmente.
- Hibernate EntityManager: É quem realiza as operações de persistência.
EJB 3
É uma arquitetura de componentes multiplataforma criada para o desenvolvimento de aplicações Java que sejam multicamadas, distribuídas, escaláveis e orientadas a objetos. O objetivo é facilitar o trabalho do desenvolvedor para que ele não tenha que se preocupar com aspectos de infraestrutura.
As principais frentes são:
- Session Bean: Determinamos que as instâncias possuem um determinado período de tempo. Utilizado pra realizar operações de negócios específicas.
- Entity Bean: Mapeamento de um banco de dados relacional por meio de arquivo de mapeamento.
- Message Driven Beans: Consumidores assíncronos de mensagens de filas. São invocados por meio de mensagens enviadas ao servidor de mensagens. Permite que os componentes do sistema se comuniquem.
JPA
É parte da especificação EJB e é implementada pela maioria das tecnologias ORM. Ela gerencia entidades, mapeamentos, interfaces para gerenciar a persistência e linguagem de consulta.
0 comentarios:
Postar um comentário