1. Acha que já conhece o Control + Espaço
?

Sim, ela te ajuda a autocompletar nome de classes e métodos, mas podemos ir muito além. Ao declarar uma variável do tipo
ContaCorrente
basta, logo após dar o espaço, pressionar Control + Espaço
e possibilidades de nome serão sugeridas:
O
Control + Espaço
pode ativar um dos muitos templates do Eclipse, como o foreach
. Basta digitá-lo e pressionar Control + Espaço
que será estruturado um enhanced-for, sugerindo utilizar a array ou collection do escopo mais próximo. O funcionamento é análogo para outros templates, como para gerar o método main:
Existem várias formas de se gerar os getters e setters e a mais rápida é com
Control + Espaço
. Dado qualquer atributo, basta digitar get+Control + Espaço
e pronto, ele dará opções para a geração do getter. O funcionamento é análogo para o setter:
2. O Control + 1
vai além da correção:
Esta talvez seja a combinação mais eficiente, porém menos conhecida. Ela não serve apenas para dar sugestões quando algo há algum erro de compilação (quickfix), indicado pela pequena lâmpada, como no tratamento de exceções checked:

Ou para criar classes que ainda não existem:

Quando declaramos um atributo de uma classe, o
Control + 1
vai oferecer e geração de getter e setter:
Mas o uso mais interessante é na criação de váriáveis e atributos. Quando vamos criar uma váriável, começamos declarando-a, mas isso não é necessário. Podemos simplesmente digitar
new ContaCorrente()
e pressionar Control + 1
:
Podemos também utilizar
Control + 1
para remover cada import desnecessário, porém ocontrol+shift+o
é mais eficiente.
3. O Control + 3
pode fazer todo o restante.
Ele é o atalho que busca um comando ou opção de menu baseado no que você escreve. Ao digitargenerate, por exemplo, temos:

Com isso podemos gerar construtores, getters e setters ou buscar por todo código. Até mesmo abrir a tela de preferences ou fazer um new class. Mais: conforme você usa o
Control + 3
, o Eclipse memoriza suas principais escolhas, de tal forma que da próxima vez elas estarão ordenadas de acordo com sua utilização. Também é possível escrever apenas as primeiras letras das palavras que constituem o comando, como Generate Getters And Setters (GGAS):
Pode gerar construtores de acordo com seu atributos, através do GCUF (Generate Constructor UsingFields), entre muitos outros. O céu é o limite.
Ou rodar sua aplicação, ao digitar run:

Para os iniciante em Eclipse, isso é bem mais fácil que guardar na memória as estranhas teclas de atalho para rodar uma aplicação: agora ela está a apenas um
Control + 3 run
de distância.
E você, quais atalhos mais utiliza? Dominar uma IDE pode te deixar muito produtivo, e vemos que não é necessário memorizar muitas teclas para já ter um considerável desempenho com o Eclipse. Fica o agradecimento a diversos desenvolvedores e instrutores da Caelum pelas dicas: Adriano Almeida, Jose Donizetti, Lucas Cavalcanti e Fabio Kung.
0 comentarios:
Postar um comentário