2013/03/19

Informação geral -Definições importantes em redes

new Comment();

www.ietf.org

IETF (sigla em inglês de Internet Engineering Task Force) 

E uma comunidade internacional ampla e aberta (técnicos, agências, fabricantes, fornecedores, pesquisadores) preocupada com a evolução da arquitetura da
Internet e seu perfeito funcionamento. A IETF tem como missão identificar e propor soluções a questões/problemas relacionados à utilização da Internet, além de propor padronização das tecnologias e protocolos envolvidos.  As recomendações da IETF são usualmente publicadas em documentos denominados RFCs (Request for Comments), sendo que a própria IETF é descrita pela RFC 3160.


www.iana.org

A IANA (Internet Assigned Numbers Authority, em português Autoridade para Atribuição de Números da Internet) 

É a organização mundial que funciona como a máxima autoridade na atribuição dos "números" na Internet - entre os quais estão os números das portas e os endereços IP.


www.ieee.org
IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers)

Colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da profissão.


www.cgi.br
CGI (Comitê Gestor da Internet)

Foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995 e alterada pelo Decreto Presidencial nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.


www.nic.com.br
NIC (Núcleo de Informação e Coordenação)

É uma entidade civil, sem fins lucrativos, que desde dezembro de 2005 implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, conforme explicitado no comunicado ao público e no estatuto do NIC.br.


www.registro.com.br

O registro de domínios, nas categorias sob o .br, está disponível para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda. As condições para a prestação do serviço são baseadas na regulamentação vigente e regidas pelo Contrato.


www.rnp.br

Primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de 3,5 milhões de usuários. Em 2005, o então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançou a Nova RNP. O objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.


www.cerp.com.br/ (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira)

Mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. É responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet brasileira.


www.ipv6.br
Portal sobre IPv6 do NIC.br.


http://www.w3c.br
W3C (World Wide Web Consortium)

É a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros[1], agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.


Overhead
Erros e retransmissão de envios, em ciência da computação overhead é geralmente considerado qualquer processamento ou armazenamento em excesso, seja de tempo de computação, de memória, de largura de banda ou qualquer outro recurso que seja requerido para ser utilizado ou gasto para executar uma determinada tarefa. Como consequência pode piorar o desempenho do aparelho que sofreu o overhead. Termo utilizado em administração da produção para caracterizar um processamento ou armazenamento em excesso, seja de tempo, de materiais, de informações ou condições impeditivas para executar uma determinada tarefa. Como consequência, pode piorar o desempenho organizacional. Em suma, overhead é estourar a capacidade de algum recurso. É utilizado por meio de operadoras as quais prestam
serviços de banda larga, para garantir integramente o pacote contratado.
If You Enjoyed This, Take 5 Seconds To Share It

0 comentarios:

Postar um comentário